Muita gente confunde o dispositivo de retorno com o de hidromassagem, ou, pensa se tratar da mesma coisa, por isso viemos falar sobre eles.
Sempre que instalamos uma piscina, pensamos em todas as situações e demandas futuras, incluindo instalação de equipamentos bem dimensionados e um sistema que funcione bem e facilite a manutenção da piscina.
Retorno: Comparado com a hidro, ele tem uma abertura maior para a passagem de água, e não tem interferência das bolhas de ar, isso melhora a visibilidade para aspirar o fundo da piscina e a vazão maior otimiza o processo de filtração e aplicação de produtos.
Hidromassagem: tem uma vazão mais pressurizada e acompanhada por bolhas de ar, o que o torna perfeito para seus momentos de lazer, mas quando usado exclusivamente, como no processo de tratamento da água, vai sobrecarregar o motor da piscina. Por isso o utilize somente para o seu fim: promover bem estar e relaxamento.
Sempre instalamos os dois sistemas, com registros separados e dependendo da quantidade de dispositivos de hidromassagem recomendamos inclusive uma bomba auxiliar.
Se funciona diferente? Sim, funciona. Mas não será a melhor experiência e ainda diminui a vida útil do motor!